top of page

 ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS 

1

Elas podem servir como subsídios aos professores e demais interessados para trabalharem temas ambientais através da Educação Ambiental. Na aplicação das atividades, a interdisciplinaridade e a transversalidade poderão ser privilegiadas devido ao envolvimento de diversas disciplinas. Foram selecionadas e adaptadas algumas atividades do total dos trabalhos analisados, pois não houve possibilidade de se considerar todas devido à imensa quantidade de propostas desses professores.

Sala de aula vazia

Interpretação e Análise de Charges e Cartoons

Charges e  o lixo.PNG
Charges e  o lixo 2.PNG
completar.PNG
Charges e o consumo consciente.PNG
Charges e o consumo consciente 2.PNG
Charges e as desigualdades sociais.PNG
Charges e as desigualdades sociais 2.PNG
Charge e a escassez de água.PNG
Charge e a escassez de água 2.PNG
Charge e a escassez de água 3.PNG
completar.PNG
completar.PNG
Lixo na praia

Problematizar os Temas Ambientais através de Vídeos, Filmes e Documentários

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Videos PNRS.PNG
PNRS.PNG
Fumaça industrial

Filme: “A História das Coisas”

O filme apresenta alguns detalhes da utilização dos recursos ambientais do Planeta para atender o sistema produtivo e o capital. Faz o aluno refletir sobre a importância de se considerar os aspectos sociais entre essas dimensões econômicas. O educando pode entender que para produzir um determinado produto ou equipamento muitas injustiças sociais e diversos danos ambientais podem ter ocorrido principalmente nos países pobres e/ou em desenvolvimento.

Filme Histórias das coisas.PNG

Professor: Mediar um debate entre os alunos sobre o filme: A quem pode interessar a produção em larga escala desprezando os aspectos sociais? O que pode causar o consumo exagerado e o consequente descarte de produtos? Propor uma pesquisa no laboratório de informática da escola sobre: O que o aluno entende por sistema linear mencionado no filme? Os aspectos socioambientais podem ser considerados como um sistema linear? (PDE-SEED/PR, 2013Bi62Cr, p. 15).

Partitura

Música: Trabalhar Temas Ambientais

“Planeta Água” de Guilherme Arantes

Utilizar músicas como apoio à Educação Ambiental é tentar inovar nas estratégias didáticas. As letras e as melodias possibilitam ao ouvinte viajar por lugares nunca visitados e distantes e refletir sobre a sua realidade. Durante a pesquisa, perceberam-se muitos projetos propondo a música de Guilherme Arantes, a sua letra apresenta a importância da água para a vida das pessoas e para o Planeta.

Música de Guilherme Arantes.PNG
Música de Guilherme Arantes 2.PNG
Image by Yiquan Zhang

Fotografia: Olhar o ambiente através das lentes e câmeras

Durante as aulas as atividades podem ficar mais interessantes e criativas com o uso e análise de fotografias. A possibilidade de o aluno, como fotógrafo, congelar a sua percepção das imagens pode ser interessante para o seu aprendizado e para a compreensão da realidade. A leitura e interpretação de imagens podem ser ótimas estratégias educativas para despertarem um aluno crítico e reflexivo.

Fotografando o pôr do sol
fotografia.PNG
fotografia 2.PNG

A Educação Ambiental tem também a fotografia como sua aliada na tarefa de conscientização de todos da importância da preservação ambiental. O professor pode explorar mais constantemente essa ferramenta em benefício do ensino-aprendizagem, as aulas poderão se tornar mais atrativas, criativas e instrutivas através desse recurso.

Image by Miles Burke

Oficinas: Reutilização e Reciclagem de Materiais

Oficina Artesanal

Incentivar os alunos a confeccionarem objetos com materiais e embalagens descartadas no seu dia a dia nas suas residências. Conscientização dos alunos para que possam entender a importância da reutilização de materiais para evitar o rápido esgotamento de recursos ambientais; agir localmente e contribuir para a preservação ambiental global.

oficina artesanal.PNG

Os alunos poderão aprender sobre a importância da separação e do reaproveitamento do lixo caseiro, saberem que as condutas ativistas individuais podem influenciar a todos, formando uma cadeia de ações positivas na busca de soluções para os problemas ambientais.

Oficina para a Confecção de Brinquedos com Materiais Reciclados

Muitos materiais que são descartados podem ser reutilizados tais como: garrafas PET, tampas de garrafas, pedaços de cordas ou barbantes, argolas, pedaços de EVA e papel colorido para a criação de brinquedos. Com criatividade o professor pode auxiliar os alunos a despertarem uma consciência ambiental. A reciclagem e o reaproveitamento de materiais podem ser utilizados como modelos para projetos em grande escala (PDE-SEED/PR, 2013Ci11PC).

Oficina brinquedos.PNG

A reutilização de materiais recicláveis pode ajudar a evitar à sobrecarga dos aterros sanitários, o entupimento de bueiros, a poluição dos rios com lixos domésticos, a contaminação dos demais recursos hídricos e consequentemente da água potável. A reciclagem de resíduos em escala industrial pode evitar a extração desnecessária de recursos ambientais da natureza.

Oficina para a Produção de Pequenos Canteiros para mini-hortas

Materiais utilizados: garrafas PET vazias, suportes e parafusos, porção de terra e de areia, sementes pré-selecionadas, calendário de plantio, adubo orgânico, água, tesoura, estilete e demais ferramentas para o manuseio e preparação dos materiais (PDE-SEED/PR, 2013Ge15PC). A ideia da pequena horta construída em pequenos vasos PET reutilizáveis pode ser transportada para escalas maiores, como exemplos: em pneus, em baldes, em bacias, em caixas plásticas.

pequenos canterios.PNG

Essas atividades podem despertar no aluno um cidadão crítico e reflexivo, preocupado com alimentos saudáveis e a manutenção da vida, com a reciclagem e a conscientização ambiental.

Plantas Cobertas

Oficina: Construção de Terrários

terrários 2.PNG

Essa atividade também pode ser desenvolvida em grupos, possibilitando a interação entre os alunos e os professores de maneira produtiva, eles podem trocar informações, ideias, opiniões e conhecimentos correlacionados; comparar os resultados dos terrários com a dinâmica do cotidiano da natureza.

terrários.PNG
terrários 3.PNG
repolho Vegetal

Oficina: Construção de Composteira

A compostagem é uma forma adequada de destinação dos resíduos orgânicos, podendo evitar a sobrecarga dos lixões e/ou aterros sanitários. O composto orgânico resultante pode ser utilizado em vasos de folhagens, jardins e hortas, contribuindo assim para evitar problemas ao ambiente. Esse material resultante complementa alguns nutrientes que o solo necessita, evitando e/ou reduzindo a utilização de fertilizantes químicos (PDE-SEED/PR, 2016Ge35PC).

Os professores podem elaborar atividades para ensinar as principais etapas da criação de composteiras para a utilização do material resultante da cozinha escolar ou para os alunos fazerem em suas residências. Essa prática para reutilização de resíduos pode estimular os alunos a perceberem a importância do reaproveitamento de produtos que podem contaminar a natureza e as cidades, evitando assim: odores desagradáveis, a proliferação de mosquitos e doenças, a poluição dos rios e ambientes, o descarte inadequado em lugares públicos e prejudicar o embelezamento dos locais.

composteira.PNG

O material resultante dessa compostagem pode ser utilizado nas mini hortas, nos jardins e nos terrários. Essa possibilidade de inter-relacionar as atividades demonstra o caráter complexo dos temas ambientais e da Educação Ambiental. As oficinas também permitem trabalhos em grupos, debates, troca de experiências e de conhecimentos.

bottom of page