top of page

SEQUÊNCIAS DE APRENDIZAGEM PAUTADAS NOS ESTUDOS CTSA

1. Tecnologias Limpas

A abordagem CTSA pode contribuir para que os alunos obtenham melhores resultados na busca de soluções para os problemas ambientais; auxiliando-os na tomada de decisões. De acordo com Gonzalez (2011, p. 5). “os princípios diferenciadores do ensino da CTSA são: a preocupação com a formação de atitudes e valores; a abordagem temática e ensino ativo que leve o aluno a participar socialmente.”

Energia Sustentável

A utilização de tecnologias limpas poderá influenciar significativamente a produção industrial e agro-pecuária devido à redução dos custos com matéria prima e energia, podendo refletir na renda e na competitividade desses setores; elas podem limitar a emissão de gases poluentes, reduzirem os riscos de poluição ambiental “[...] e da transferência de poluição entre ambientes físicos” (MAZON, 1992, p. 86).

 

As discussões durante o ensino-aprendizagem a respeito das vantagens do uso dessas tecnologias são extremamente importantes para que os alunos percebam a necessidade dos cuidados na escolha de produtos e de tecnologias economicamente e ambientalmente sustentáveis.

TEMAS DAS SEQUÊNCIAS:

1. Tecnologias Limpas

2. Reciclagem de Resíduos Sólidos

Above the Clouds
Artes marciais do por do sol
Artes marciais do por do sol

PROPOSTA

Proposta Tecnologias limpas.PNG
pôr do sol

Produção inicial: (duração 2 h/aula):

Serão investigados os conhecimentos prévios dos alunos a respeito das tecnologias limpas para encaminhamento das atividades e do plano de ensino e perceber o nível de aprofundamento das discussões ou acréscimo de eventual atividade complementar em relação ao ensino do tema. Será apresentado um questionário contendo 05 perguntas abertas com no máximo de três linhas cada para os alunos responderem a respeito de:

  1. O que o aluno sabe sobre as tecnologias limpas?

  2. Quais os exemplos de tecnologias limpas que o aluno conhece?

  3. Quais são as vantagens econômicas das tecnologias limpas?

  4. Quais são as vantagens socioambientais das tecnologias limpas?

  5. O que cada indivíduo pode fazer para uma conscientização coletiva da importância do uso dessas tecnologias?

Professor:

Poderá ser explicado rapidamente sobre a relação desse conteúdo com a perspectiva CTSA.

Efeito fotovoltaico.PNG

O vídeo do YouTube com o título: “Tipos de tecnologias limpas” como problematização inicial durante a aula, com duração de  aproximadamente 19 min., através do link: https://www.youtube.com/watch?v=ADJl_QljP0E (MEDEIROS, 2020).

 

Etapa 1: (duração 2 h/aula):

Serão apresentados pelo professor de forma expositiva com o uso de multimídia e slides: Esclarecimento sobre o conteúdo do vídeo e em razão do resultado dos questionários da aula anterior. Exemplos e conceitos sobre as tecnologias limpas; contribuições da ciência no desenvolvimento dessas tecnologias; estratégias de incentivo das Instituições para o desenvolvimento e implementação das tecnologias limpas; relações das tecnologias limpas com o setor produtivo; vantagens econômicas e socioambientais do uso dessas tecnologias. Ao final será aberto para perguntas e o professor deverá solicitar aos alunos que pesquisem e tragam para a próxima aula mais dois exemplos de tecnologias limpas, além daquelas apresentadas no vídeo.

 

Etapa 2: (duração 1h/aula):

Será apresentado brevemente pelo professor detalhes sobre a elaboração de nuvens de palavras. Posteriormente cada aluno irá falar dois exemplos dentre as tecnologias limpas mencionadas no vídeo (energia solar, energia eólica, maremotriz, biomassa [etanol, biodiesel, carvão vegetal] e luzes de LED), mais aquelas que pesquisaram e acham importantes para a economia de energia e benéficas para a preservação dos recursos ambientais. O professor irá anotar no quadro de giz as tecnologias e elencar as mais escolhidas e solicitar que cada aluno elabore em casa uma nuvem de palavras para entregar ao professor na próxima aula juntamente com os exemplos de tecnologias pesquisadas.

Os alunos serão divididos em quatro grupos que serão sorteados para a escolha dos temas, deverão pesquisar em casa pela internet e elaborar no início próxima aula um texto entre dez a quinze linhas para apresentação e debates, conforme temas sugeridos abaixo:

- Influência das tecnologias limpas na economia de energia elétrica.

- A relação das tecnologias limpas com a queima de combustíveis fósseis.

- A contribuição do uso das tecnologias limpas para a sociedade.

- Apresentar algumas ações do Poder Público para o incentivo às pesquisas e para a implantação de tecnologias limpas.

 

Caro Professor:

Os debates e os trabalhos em grupo são atividades importantes para a EA e para o incentivo ao trabalho coletivo, pois podem ocorrer muitas interações entre os professores e os alunos, além de enriquecerem as discussões; a troca de conhecimentos, de informações, de experiências pessoais e de opiniões.

 

Etapa 3 produção final (3 h/aula):

Cada grupo deverá elaborar o seu texto em no máximo trinta minutos referente ao seu tema. A ordem de apresentação seguirá a ordem do sorteio que definiu a escolha dos temas e cada grupo terá no máximo quinze minutos para expor o seu texto. O professor poderá intervir como mediador durante as apresentações para auxiliar os alunos e sanar eventuais dúvidas.

Os textos deverão ser entregues ao professor no final da aula. Cada grupo de alunos deverá elaborar um cartaz sobre o seu tema da pesquisa para fixar no mural do colégio para que a comunidade escolar e os visitantes possam se conscientizar da importância da utilização dessas tecnologias.

 

Avaliação:

O professor irá avaliar os alunos levando em conta à participação crítica de cada um durante as aulas e considerando o trabalho em grupo, mais a produção individual das nuvens de palavras, o texto produzido, a apresentação em grupo e a elaboração dos cartazes.

Oceano poluído de plástico

2. Reciclagem de Resíduos Sólidos

Esta sequência didática pode enfatizar a importância da seleção dos materiais recicláveis nas residências, estabelecimentos comerciais e industriais e também, a coleta seletiva, pois não adianta separar os lixos recicláveis nas suas origens e na hora da coleta ou destinação pelo município misturá-los juntamente com os outros materiais não recicláveis. Através da eficiência desses processos poderá ser possível o reaproveitamento de matérias primas pelo setor produtivo e a redução dos impactos ambientais advindos do consumismo e da destinação incorreta desses materiais.

PROPOSTA

Reciclagem.PNG

Produção inicial: (duração 1 h/aula):

Questionar os alunos a respeito do que eles sabem sobre a separação e reciclagem de resíduos sólidos no Brasil. Realizar uma enquete em sala de aula perguntando para cada aluno se na sua residência a sua família faz a separação do lixo doméstico e se a coleta desses resíduos ocorre de forma seletiva pelo município e/ou se os materiais recicláveis são destinados para outro local. Questionar também qual a destinação do lixo eletrônico de suas residências.

Etapa 1 (duração 1 h/aula):

Explicar através de slides uma síntese histórica da reciclagem dos resíduos sólidos (lixo) no Brasil e sobre a importância da Lei 12.305/2010 que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Solicitar aos alunos para pesquisarem, para a próxima aula, em dez casas da rua onde moram se os moradores separam os seus lixos, a quantidade estimada por mês e o que fazem com os materiais destinados à reciclagem e o lixo eletrônico, mais a quantidade de pessoas que residem em cada casa.

 

Etapa 2 (duração 2 h/aula):

Com os dados do levantamento, o professor irá anotar no quadro de giz as quantidades de famílias que separam o lixo, o volume estimado de material produzido durante um mês e o que fazem com os produtos recicláveis e com os lixos eletrônicos, cada aluno irá informar o bairro onde residem e dessa maneira poderá ser percebido se há uma tendência dessas práticas em determinados bairros ou regiões.

Os alunos terão contato com a temática e poderão entender o que ocorre em sua comunidade ou entorno dela e estimar pela quantidade de moradores pesquisados a quantidade de lixo que pode ser produzido no município em um determinado período através do cálculo aproximado considerando-se o total da população.

Above the Clouds

Etapa 3 (duração 3 h/aula):

O professor irá explicar e expor através de slides sobre o restante dos conteúdos, propondo debates sobre os aspectos socioambientais das questões relacionadas com: o consumismo, o descarte prematuro de bens de consumo, a reciclagem dos resíduos sólidos e a destinação correta dos lixos eletrônicos. Explicar brevemente sobre a elaboração de mapas conceituais. Solicitar para que os alunos assistam para a aula da próxima semana o filme produzido pela Walt Disney com o título WALL-E do ano de 2008 no Brasil com aproximadamente 92min de duração no YouTube.

Dica ao professor.PNG

Produção final (duração 2 h/aula):

De posse das principais etapas sobre a criação de mapas conceituais; os alunos deverão elaborar o seu mapa contendo as suas percepções sobre as questões tecnológicas e ambientais apresentadas no filme para apresentação na amostra científica da escola. Essa atividade poderá contribuir para uma melhor compreensão dos alunos e da comunidade e conscientizá-los sobre um possível futuro sustentável para o Planeta em relação à preservação ambiental.

 

Os alunos deverão pesquisar quais são os pontos de coleta de lixo eletrônico na cidade e apresentá-los aos moradores das casas da rua que foram visitadas no início das atividades e quais são as vantagens dessa coleta para o ambiente e para a sociedade de acordo com os assuntos discutidos durante essas aulas.

filme wall-e.PNG

O professor poderá avaliar a participação e os debates críticos dos alunos durante as aulas; a pesquisa feita sobre a produção e separação dos resíduos sólidos (lixos) residenciais, a pesquisa sobre os pontos de coletas dos lixos eletrônicos e as informações contidas nos mapas conceituais que cada aluno produziu sobre a sua percepção em relação ao que foi apresentado no filme WALL-E.

bottom of page