top of page

ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS 

2

Aulas/Saídas de Campo

Aula de campo: Visita à Ilha do Mel no Litoral do Estado do Paraná

A saída de campo é uma ótima oportunidade para o envolvimento coletivo, a interação entre o cotidiano do aluno e à natureza, estimular a curiosidade e a percepção crítica do educando. Essa atividade permite trabalhar o conteúdo através do olhar de outras disciplinas (PDE-SEED/PR, 2013Ci03CP, p. 12-27):

Para concluir a sua proposta de trabalho o professor precisa e deve recorrer aos mais variados recursos que facilitem a sua comunicação e entendimento pelos educandos. O recurso verbal pode estar aliado à paisagem, fotografia, filmes, documentários, escrita, pesquisas, consulta técnica, entre outros (PDE-SEED/PR, 2013Ci03CP, p. 27).

ilha do mel.PNG

As saídas de campo podem desencadear pesquisas e debates sobre vários temas e conteúdos; o aluno pode complementar o seu aprendizado e elaborar a sua própria conclusão em relação aos novos conhecimentos. A interação com os outros alunos e professores em um ambiente fora da escola e com as comunidades locais pode proporcionar uma multiplicidade de percepções e sentimentos individuais e coletivos, podendo tornar o ensino e a aprendizagem extremamente produtivos.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR     

-    A História da Ilha do Mel, a importância de seus aspectos: sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais para a comunidade e para a região.

-     Matemática, trabalhar com as coordenadas geográficas e medidas da Ilha, proporção entre às áreas de matas e às outras áreas.

-     Na disciplina de Arte propor desenhos da vegetação, do ambiente local, da rosa dos ventos, leitura de imagens e de fotos.

-     Em Português, promover um concurso de poesias sobre a Ilha do Mel para o resgate dos aspectos naturais da região e culturais da população e dos costumes locais, estimular e desenvolver a escrita e a interpretação de textos dos alunos.

-     Para o Inglês, atividades envolvendo traduções de textos internacionais e publicações sobre a Ilha.

-     Em Ciências, o reconhecimento e pesquisa das plantas, dos manguezais, da fauna da região, a importância socioambiental e econômica da área em estudo e os riscos ambientais das atividades antrópicas no local.

-     Geografia, posicionar a Ilha em relação à região local e ao Brasil, discutir sobre os recursos hídricos, as áreas costeiras, as enseadas, os ecossistemas locais e a importância da preservação desses recursos.

Areia

Atividades Lúdicas

Jogo dos 3 R’s: Reduzir – Reutilizar – Reciclar

Os jogos podem despertar a criatividade do aluno, fazê-lo perceber as relações entre as etapas e as questões dos jogos com o seu cotidiano e com determinado conteúdo a ser apreendido, desenvolver o raciocínio, estimular a memorização e a capacidade dedutiva do educando.

Nesse sentido, através do jogo dos 3 R’s o aluno poderá se conscientizar: da importância da redução na utilização de produtos responsáveis por desencadear certo consumismo; da necessidade de reutilização de materiais recicláveis contribuindo para a preservação dos recursos ambientais; entender a relevância da reciclagem de materiais podendo resultar no reaproveitamento de matérias primas pelo setor produtivo (PDE-SEED/PR, 2013Ma22PC, p. 32).

Tabuleiro jogo.PNG

Jogar não tem idade, todos precisam de lazer e de distração e aprender junto sobre temas ambientais é ainda melhor. No momento em que o professor renova os seus métodos e suas práticas através de atividades lúdicas, surge uma boa oportunidade para ele tornar as suas aulas mais atrativas e interessantes sem deixar de apresentar os conteúdos curriculares e/ou transversais.

As regras do jogo podem ser elaboradas pelos alunos, a quantidade e disposição das casas poderão ser pensadas conforme a necessidade. O jogo pode ser em dupla de alunos e com início através do par ou ímpar. O dado é lançado e de acordo com o valor o jogador seguirá as instruções das casas conforme a sua posição no tabuleiro, vence quem chegar à última casa.

Controle de vídeo game

Jogos On-line

Através do site da Escola Games abaixo os alunos têm a possibilidade de acessar jogos educativos, livros e aplicativos, estabelecendo um grau de dificuldade para jogar. Eles podem se utilizar do laboratório de informática da escola e junto com o professor experimentar muitos desafios on-line, estimulando a criatividade e o contato com novos conhecimentos, principalmente nas questões envolvendo as relações entre o homem e o ambiente natural e os seus recursos ambientais (PDE-SEED/PR, 2014Ge29PC, p. 23).

Jogos on line.PNG

Escola Games

O site da Escola Games é de livre acesso ao público e disponibiliza muitos jogos de diversos assuntos, inclusive temas ambientais e de Educação Ambiental, eles podem despertar nos alunos uma satisfação em aprender, pois estarão se divertindo ao mesmo tempo em que estudam e/ou revisam o conteúdo.

Wordwall

Para jogos envolvendo outras áreas, basta digitar na ferramenta de busca da web a palavra: Wordwall, inserir um espaço e o assunto desejado.

Fato de homem aranha

Histórias em Quadrinhos (HQ)

As HQ por serem divertidas, ilustrativas e coloridas também podem ser consideradas como atividades lúdicas, utilizadas mais frequentemente no ensino fundamental (DE QUEIROZ et al., 2017).

despertar a criatividade.PNG
HQ.PNG

As HQ podem ser utilizadas para trabalhar com diversos temas e conteúdos de acordo com os objetivos das aulas e a faixa etária dos educandos. Podem ser formados grupos de alunos para criarem a sua própria história e escolherem qual a sequência dos quadrinhos, o resultado poderá ser apresentado para os demais grupos. Pela visualização dos desenhos contidos nos quadrinhos ao lado, eles podem perfeitamente representar problemas ambientais relacionados ao aquecimento global e ao desmatamento.

Outras Atividades

Construção de Mapas Conceituais 

Os mapas conceituais podem proporcionar a sistematização e organização dos conhecimentos e consequentemente auxiliarem no ensino-aprendizagem. Os professores poderão elaborar as suas aulas se utilizando dos mapas conceituais como estratégia metodológica diferenciada das aulas expositivas tradicionais, estimulando os alunos a perceberem as inter-relações entre os conhecimentos (PDE-SEED/PR, 2013Ci11PC).

Os Mapas Conceituais tentam organizar determinados conhecimentos de maneira hierárquica, a interligação entre eles podem indicar as aproximações entre os conteúdos e conceitos. “[...] como diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de um corpo de conhecimento ou de parte dele. Ou seja, sua existência deriva da estrutura conceitual de um conhecimento (MOREIRA, 2006, p. 9).

Mapas Conceituais 2.PNG
Mapas Conceituais 3.PNG
Mapa conceitual.PNG
Mapas Conceituais 5.PNG

Esse modelo representa uma hierarquia vertical, indicando subordinação de cima para baixo. As relações horizontais, quando presentes, podem ser interpretadas de uma forma menos estruturada (MOREIRA, 2006).

Mapas Conceituais 4.PNG

Os mapas conceituais auxiliam os alunos na assimilação dos conteúdos, pois podem ser representados por palavras chaves sintetizando determinados conceitos e possibilitar que eles se lembrem dos conhecimentos que foram ensinados. A organização e subordinação das expressões podem mostrar como os assuntos podem estar relacionados, formando uma sequência de ideias.

Gincana Ambiental

A gincana poderá mobilizar diversas turmas do ensino fundamental e do ensino médio, mais os professores e a comunidade escolar. Na perspectiva da EA ela poderá receber o nome de “gincana da reciclagem” com o objetivo de despertar no educando e nos grupos uma responsabilidade socioambiental. Essa atividade pode proporcionar uma integração entre todos os participantes, desenvolvendo o espírito coletivo e a colaboração participativa (PDE-SEED/PR, 2014Bi01Pr, p. 18).

Gincana.PNG

A gincana pode também propor provas relâmpago/surpresa para que ela se torne mais interessante e desafiadora, as provas podem ser estendidas até o final do dia conforme o grau de dificuldade. As etapas da gincana exigem um comprometimento de todos, com possibilidades de desenvolver: o raciocínio, a interpretação, a criatividade, a capacidade artística, o interesse pelo conhecimento e a pesquisa e o esforço dos participantes, além da possibilidade da interdisciplinaridade devido ao envolvimento dos professores das outras disciplinas.

Educação Ambiental na Escola

Problematizar a situação do ambiente escolar numa perspectiva da EA (PDE-SEED/PR, 2014GE11PC). O trabalho em grupos referente às atividades propostas é fundamental para sugestões coletivas de melhoria e para uma conscientização ambiental crítica.

EA NA ESCOLA.PNG
EA NA ESCOLA 2.PNG

No momento em que os alunos valorizam o seu espaço escolar, eles podem perceber a dimensão da importância de valorizar outros ambientes, como exemplos: o seu quarto, a sua própria residência, a sua rua, o seu bairro, a sua cidade, o seu local de trabalho, enfim, poder implementar a EA é lançar uma semente de transformações e uma perspectiva de um futuro digno e sustentável para todos.

EA NA ESCOLA 3.PNG
Keyboard and Mouse

A internet, também denominada como rede mundial de computadores tem um papel fundamental no cotidiano das pessoas: não só diminuir distâncias, mas possibilitar que elas tenham acesso a uma multiplicidade de conteúdos e conhecimentos. O dia a dia do indivíduo se transformou desde o surgimento dela, aulas EAD, livros on-line, pesquisas, e-mails, redes sociais, compra e venda de produtos, propagandas, home office, fake news, entre outras possibilidades. Navegar na web se tornou tão normal e necessária que o ser humano não consegue mais viver plenamente sem essa tecnologia.

Pesquisa através do Laboratório de Informática

Nesse sentido, o projeto (PDE-SEED/PR, 2014Ge14PC) propõe aos alunos uma pesquisa na internet sobre a Dengue, doença bastante conhecida no Brasil e amplamente divulgada pelos diversos meios de comunicações. A picada do mosquito Aedes Aegypti (vetor), chamado popularmente em nosso país como mosquito da dengue, é a responsável pela proliferação dessa enfermidade.

O inadequado acúmulo de lixo e a água parada contribuem significativamente para o surgimento de focos desse mosquito. Diante de todo esse problema ambiental e de saúde, os objetivos dessa atividade no projeto são (PDE-SEED/PR, 2014Ge14PC, p. 30):

A educação também está constantemente conectada, a internet se tornou uma ferramenta de auxílio ao ensino e à aprendizagem, por isso as atividades propostas através dessa tecnologia se tornaram atualmente bastante usuais e promissoras. A EA também encontra nessa tecnologia uma aliada, as discussões socioambientais estão bastantes presentes nos ambientes virtuais.

Nos trabalhos analisados no PDE essa indispensabilidade da internet no cotidiano escolar ficou evidente, pois 42,8% dos projetos propuseram pesquisas relacionadas aos temas envolvendo à EA através dos laboratórios de informática da escola. Convém destacar que essas pesquisas podem aproximar os alunos dos conhecimentos curriculares e dos temas transversais, no entanto, necessitam de coordenação e de acompanhamento dos professores.

Laboratório.PNG

Além dos objetivos propostos, outras questões podem ser debatidas em razão das informações obtidas na pesquisa, cabe ao professor identificar no momento das discussões os pontos que ainda podem ser explorados e problematizados, pois esse assunto é bastante complexo e envolve vários aspectos como: econômicos, políticos, sociais, ambientais, culturais e de saúde pública.

brilhando Keyboard
Barco solitário

O turismo é uma fonte de lazer, diversão e conquistas para os turistas e um negócio extremamente rentável para as pessoas, as empresas, as cidades, os governos e os países; ele pode sustentar muitas famílias e manter diversas economias mundiais. Além das vantagens econômicas, podem ocorrer muitos impactos ambientais negativos decorrentes dessa atividade (PDE-SEED/PR, 2014DT23Co).

Essas discussões podem ser exploradas nas aulas de campo, trabalhos em grupos, em entrevistas e seminários. Não se podem desprezar os aspectos positivos do turismo, mas toda a sociedade precisa se conscientizar dos cuidados necessários quando se trata dos ambientes naturais. Através da Educação Ambiental essa conscientização poderá ocorrer de maneira positiva, pois além das ações preventivas, podem-se buscar soluções para os problemas socioambientais advindos dessa atividade.

Eventuais Impactos do Turismo em Ambientes Naturais

Turismo.PNG

O professor também pode problematizar outras questões em sala de aula envolvendo o turismo, pelo fato de alguns desses impactos ambientais também poderem ocorrer nas cidades turísticas, a exemplo: do Município do Rio de Janeiro - RJ, do Balneário Camboriú - SC, de Florianópolis - SC e de Salvador - BA, entre várias existentes no Brasil. E mais, muitos outros problemas podem advir do turismo nesses locais, como: a marginalização, a pobreza, as desigualdades sociais, o custo de vida elevado, o aumento populacional, o desemprego, entre outros aspectos.

Turismo 2.PNG
Cadeiras vazias no Palestra quarto

Do total dos projetos no PDE, 31,5% deles propõem palestras para compor as atividades das aulas, essa quantidade de propostas induz a pensar que essa estratégia educativa é extremamente importante para aproximar o aluno e o grupo dos objetos estudados; pois ao trazer o técnico e o “expert” para o campo das discussões, oportuniza apresentar o conhecimento especializado através da interação entre o palestrante, o aluno e a comunidade.

Palestras

Audiência e Conferencista

Pôde-se perceber nas propostas das palestras a presença marcante de: representantes, profissionais e especialistas de Órgãos Públicos e de Empresas, a exemplo da: EMATER, SANEPAR, COPEL, IAP, Universidades, ONGs, Secretarias de Meio Ambiente. Compartilhar os conhecimentos entre a escola e outros setores da sociedade, a exemplo das palestras e das aulas de campo, permitem uma contextualização dos conteúdos disciplinares e da EA com o cotidiano dos alunos e da sociedade conforme recomendação das DCE do Paraná (PARANÁ, 2008).

Convém salientar que os momentos envolvendo as palestras podem possibilitar oportunidades para a realização de entrevistas com os palestrantes, aproveitar o conhecimento especializado deles para a obtenção de respostas às problemáticas apresentadas. Essa interação também é importante no sentido de apresentar, mesmo que indiretamente, ao profissional e especialista convidado um panorama das inquietações e dificuldades que a comunidade local está passando, uma maneira de aproximar essas Instituições Públicas e Privadas das deficiências estruturais, ambientais e sociais que a localidade e a população estão enfrentando.

Nascer do sol na natureza

Muito obrigado pela visita

bottom of page